segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ocorrências atendidas pela Brigada Militar de Agudo


Sexta-feira, dia 19:

Às 20h14min foi abordada na Rua General Flores a motocicleta placa IPZ 0680. O condutor notificado por avançar sinal de parada obrigatória e conduzir sem documento de porte obrigatório.

Sábado, dia 20:

À 01h30min fomos informados que um homem estava no hospital com um corte no pescoço. A vítima informou que havia brigado em Faxinal do Soturno e optou em não fazer registro, sendo identificado e liberado.

Às 09h45min a Guarnição abordou um individuo que carregava um pacote de cigarros oriundo do Paraguai. O indivíduo informou que havia comprado em uma residência próximo do local da abordagem. A mercadoria foi apreendida e confeccionado registro.

Às 10h15min foi abordado o condutor de um veículo, sendo encontrados dois pacotes de cigarros oriundos do Paraguai. Efetuado registro e a mercadoria apreendida.

Domingo, dia 21:

Às 02h15min deslocamos até a Praça da Emancipação, para atender a um desentendimento. No local, as partes envolvidas foram orientadas e advertidas, sendo que optaram em não fazer registro.

Às 17h49min deslocamos até a RST 348, no atendimento de um acidente de trânsito com lesões, envolvendo o veículo de placas ITP7806 e a motocicleta placa ILH 6549. O condutor da motocicleta foi conduzido ao hospital pelo SAMU e BPRV de Novo Cabrais assumiu a ocorrência.

Às 20h16min deslocamos até RST 348 no atendimento de um acidente de trânsito com danos materiais, onde o condutor do veiculo placas IPP 8581, perdeu o controle do carro e acabou capotando. 





sábado, 20 de abril de 2013

Duque de Caxias terá eleição para diretor

Escolas em que os diretores ou algum dos vices desistiram do cargo ou nas quais as eleições foram consideradas nulas, realizarão nova eleição para direção nesta terça-feira (23), conforme previsto na Ordem de Serviço nº 5 de 2012. Na região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com 51 escolas, entre elas a  Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Vila Paraíso, em Paraíso do Sul.


Conforme a Coordenadora Regional de Educação, professora Telda da Silva Assis, as três escolas, que seguem com os atuais diretores em caráter interino, tiveram instaladas suas comissões eleitorais, formadas por representantes de cada segmento escolar, e publicaram seus editais de convocação da comunidade escolar para a nova eleição e prazo para inscrição de chapas.
Mesmo com a paralisação proposta pelo CPERS Sindicato para estas terça, quarta e quinta, a votação acontece igual, tendo em vista que quem organiza o pleito é a comissão eleitoral, formada, além de professores e funcionários, também por pais e alunos.

A Coordenadora explicou que, na Escola Duque, o diretor eleito aposentou-se. A data da nova posse ainda não definida, mas até lá, seguem os diretores interinos.

Conforme prevê a Lei da Gestão Democrática, serão considerados indicados os candidatos da chapa que obtiverem 50% mais um dos votos válidos, não computados os votos brancos e nulos. A gestão é de três anos (2013 a 2015).  Os votos do segmento pais e alunos têm peso de 50% para a eleição e os votos do segmento professores e funcionários garantem os outros 50%.

Por que precisa ocorrer nova eleição?

Tendo como base as orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Coordenadora informou que a Lei da Gestão Democrática, anteriormente às alterações introduzidas pela Lei 13.990/12, já previa a realização de nova eleição como decorrência da vacância da função de Diretor. A Lei 13.990/12, entretanto, introduziu uma modificação – a realização de eleição por chapas.  Assim, a desistência do diretor e/ou do vice-diretor eleitos em uma chapa quebra a unidade da chapa, e compromete o processo realizado, o que leva à necessidade de uma nova eleição de toda a chapa.

Importante     

Quanto ao período em que a vacância gera necessidade de nova eleição,  o entendimento da Assessoria Jurídica da Seduc aponta que é o período dos dois anos iniciais do mandato, ou seja, se houver vacância do diretor e/ou vice durante 2013 e 2014, será realizado novo processo eleitoral para toda a chapa.  A expressão “completar mandato” somente será aplicada no último ano do mandato, ou seja, os doze meses anteriores ao término da gestão (2015), quando,  no caso de vacância do diretor, assume o vice, substituto legal e, no caso de vacância dos vice-diretores, o diretor indicará os sucessores.

Escola Duque de Caxias 
Votação das 8h às 17h 
Chapa única
Diretor – Emerson Luís Orquiz Ferreira
Vice-diretora – Marli Zimmer Yoras

Quem votará
Poderão votar os pais ou responsáveis por alunos menores de 18 anos, alunos com 12 anos ou mais, alunos matriculados a partir do 5º ano independente da idade, professores e funcionários de escola em efetivo exercício.





sexta-feira, 19 de abril de 2013

Quinta rodada do Campeonato de Bocha Amizade


A 7ª edição do Campeonato de Bocha da Amizade, de Paraíso do Sul, realizou a quinta rodada, do primeiro turno, no dia 13 de abril. Os jogos foram nas canchas de Hélio Tischler, em Pau a pique, e de Ciro Jagnow, em Linha Patrícia. Camping Pau a pique competiu contra o Bar Hermes e Ciro Jagnou contra Mesclado Linha Neri. 

Nas duas disputas a pontuação foi igual, 2 X 2. Confira as parciais:
Cancha Hélio Tischler:
Pau a pique X Bar Hermes
Simples: 07 x 15
Dupla 1: 08 x 15
Dupla 2: 15 x 09
Trio: 15 x 11

Cancha Ciro Jagnow:
Ciro Jagnow X Mesclado Linha Néri
Simples: 13 x 15
Dupla 1: 15 x 01
Dupla 2: 15 x 03
Trio: 06 x 15

No sábado, dia 20, inicia o returno com a primeira rodada a partir das 13h30min nas canchas Mesclado Linha Neri e Santo Antônio, em Linha dos Pomeranos. Na cancha Mesclado Linha Neri a equipe da casa disputa contra o Bar Hermes e a Santo Antônio terá como adversário o Camping Pau a pique.

XX Olimpíada da Ajura


No final de semana, dias 20 e 21 de abril acontece a XX edição das Olimpíadas da Ajura na Comunidade Luterana de Linha dos Pomeranos. A abertura acontece no sábado, 20, às 13h30min, com o Juramento do Atleta e na sequência inicia a disputa das modalidades esportivas: voleibol,  futebol, bocha e canastra, que se estenderão até o domingo onde as atividades tem início às 8h30min com as disputas do atletismo, serrote,  tiro ao alvo com estilingue, pênalti  e   rústica.

No atletismo as categorias são a corrida de 100 metros e revezamento 4 x 4; salto em altura e distância  Os jogos de futebol serão realizados em 10min corridos. Os decisivos serão de 10 ou 15min, cada tempo. Os jogos classificatórios de voleibol terão a pontuação máxima de 30 pontos corridos, com virada em 15 e diferença de dois pontos no final. Os jogos decisivos serão de 40 pontos com virada em 15 pontos e diferença de dois no final.

Participam das disputas os cinco grupos integrantes da Associação da Juventude Rural de Agudo: Marechal Deodoro, Academia do Deutsche, Diversão e Trabalho, Força Jovem e Ação e Liberdade. O encerramento se dará com a escolha das soberanas da Ajura e entrega da premiação, a partir das 19horas. Confira as candidatas: 

Carin Emilia dos Santos -
 Grupo Força Jovem - Linha dos Pomeranos
Cátia M. Kemmerich -
 Grupo Marechal Deodoro - Linha Nova
Daniela Sandra Ferreira -
 Grupo Diversão e Trabalho - Linha Nova

Franciele Carine Dumke -
Academia do Deutsche - Cerro Chato
Thalia Mareli Kasburg -
 Ação e Liberdade - Linha Teotonia


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Campeonato de veteranos iniciou no domingo


Iniciou no domingo, dia 07, às 08h45min, o campeonato municipal de veteranos. Participam da competição quatro equipes: Grêmio Esportivo Elite, Latino, Academia do Deutsche e Manchester. Os jogos serão realizados na sede do Grêmio Esportivo Elite. O campeonato tem o confronto direto entre todas as equipes e os dois primeiros colocados decidem a grande final em partida única com duração de 90min.

 Estão participando do campeonato atletas que nasceram até o ano de 1978. O regulamento prevê número ilimitado para as substituições dos atletas, ressaltando que o jogador substituído não retorna mais para a partida. Os jogos classificatórios terão duração de dois tempos de 35min e serão realizados dois por domingo. A grande final está marcada para o dia 19 de maio. A próxima disputa acontece dia 05 de maio.

No domingo as disputas foram entre G.E. Elite 1 X 0 Manchester, com gol de Adriano Sirena
O segundo confronto foi das equipes Academia do Deutsche 3 X 1 Latino, com dois gols de Everaldo Friedrich e um de Cipó.
Elite fez 1 x 0 Manchester



Academia do Deutsche marcou 3 x 1 Latino

Campeonato Municipal de Futsal

Está em andamento o Campeonato Municipal de Futsal de Agudo nas terças e sextas-feiras a partir das 19h15min no Ginásio Municipal. Confira os resultados de sexta-feira, 12, e terça-feira, 16:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Para sexta-feira, 19, a ordem das disputas será:
Categoria sub-17: Parati Nike X Força Jovem
Principal (chave D): Academia do Vitor X Construtora Stopp/Tabajara
Principal (chave A): Benfica F.C. X Ajax
Sub-17: Arsenal X Apoel

Para terça-feira, 23, os jogos iniciam com as disputas femininas, times ainda não definidos. Após, segue-se com as equipes masculinas:
Principal (chave B): Força Jovem X Fábrica Kegler
Sub - 17: Marechal Deodoro X Chelsea
Principal (chave C): Diversão e Trabalho X Fênix

População deve escolher nome do Centro Administrativo do Estado

Nesta sexta-feira, 19, a população de Agudo votará para decidir o nome do Prédio Administrativo do Governo do Estado, onde está localizado o Banrisul, o Irga, o Ministério Público e onde será a nova sede da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Durante Sessão da Câmara de Vereadores de Agudo na última segunda-feira, dia 15, foi sugerido o nome de Pedro Osório Oliveira Schorn. Por outro lado, os eleitores podem optar pelo nome de Colônia Santo Ângelo. A votação acontece das 9h às 17h e pessoas a partir dos 16 anos, portando documento de identidade, podem participar. A inauguração do prédio será no dia 30 de abril. Confira os locais de votação na imagem.





terça-feira, 16 de abril de 2013

Notas e Avisos da Emater:


Olimpíada da Ajura: Atenção grupos: devido ao pouco  tempo disponível para a realização dos jogos,  a diretoria comunica que os jogos classificatórios de futebol serão de 10 minutos, sem virada de tempo. Início no sábado a tarde e continuidade no domingo de manhã. A abertura oficial será realizada no sábado, às 13h30min. Também será realizado no sábado as disputas de bocha.

Roteiro dos ônibus:  
Saída de Cerro Chato –  No sábado, Grupo Academia do Deutsch saída da D. Érico Ferrari, às 12h15min;

 De  Linha Nova – no sábado grupo Diversão e Trabalho saída da Rolf Pachalyàs 12h15min;

No domingo a saída dos ônibus será ás 7h30min  para que as  atividades esportivas  possam iniciar às 8h30min.

·        Lembramos aos grupos que a pontuação de 10 pontos da abertura, será para os grupos que se apresentarem com no mínimo 10 atletas uniformizados;

·        Chamamos as soberanas da AJURA para estar presente:  Rainha Bruna Halberstadt; Simpatia Cristine Kegler; Princesas  Franciela Vidal e Catiéle Kemmerich;

·        Lembramos aos grupos que organizem as suas torcidas para engrandecer a candidata de seu grupo. Haverá premiação para as duas melhores torcidas;

·        Motive seus atletas: A pontuação das modalidades esportivas é a seguinte:
Modalidades Individuais: participação 1 ponto; 1º lugar 8; 2º lugar 5 e 3º lugar 3 pontos.  
Modalidades Coletivas: a participação vale 2 pontos; 1º lugar vale 10, 2º lugar vale 7 e 3º lugar vale 4 pontos

Linha Teotonia Sul: A Direção do Grupo de Trabalhadoras Rurais Renascer convoca todas as associadas para uma Reunião Extraordinária para avaliação das adequações exigidas e devidos custos, a serem realizadas na sede do Grupo.  Esta reunião será amanhã, dia 17 de abril, às 14 horas;

Conselho de Saúde:  A Emater informa aos representantes da ATRA e da AJURA que a reunião mensal do Conselho Municipal da Saúde será amanhã, às 9 horas no Plenário Vox Populi da Câmara de Vereadores.

- o Grupo Ordem e Progresso realizará sua reunião mensal dia 18 de abril, às 14 horas na sede do Grupo e NOVO SÃO PAULO.  Oportunidade em que conta com a presença de todas as associadas;

Proleite Agudo: A Emater solicita aos produtores inscritos no Curso de Bovinocultura de Leite a realizar-se no Centro de Treinamento da EMATER no município de Teutonia, de 6 a 10 de maio,  que confirmem participação mediante apresentação do CPF e da Carteira de Identidade até dia 19 na Emater;

Convite aos Produtores de Alimentos – Feirantes e da merenda escolar: a EMATER convida para Reunião técnica amanhã, 17 de abril, às 14 horas na Câmara Municipal de Vereadores. São convidados todos os produtores de alimento – Tema da reunião: "Controle alternativo de pragas e doenças";

Atenção Liete Machado: Representante da AJURA no COMDICA – Reunião do Conselho da Criança e do Adolescente amanhã, 14 horas na Assistência Social.  

Rincão do Pinhal: A Direção do Grupo da Terceira Idade Hoffnung comunica que para evitar filas, uma Equipe do Posto de Saúde estará às 13 horas do dia 23 de abril na Comunidade São José para Vacinar todos os associados contra a Gripe.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vacinação contra gripe em Agudo:


Reuniões de grupos da Ajura, Atra e III Idade:


ATENÇÃO JUVENTUDE RURAL DE CERRO CHATO: O Grupo de Jovens Academia do Deutsche convida todos os integrantes do Grupo para reunião seguida de janta nesse sábado, dia 13, às 19h30min. Pauta da reunião: Olimpíada da AJURA. Às 17 horas, antes da reunião, haverá treino das Equipes.

JUVENTUDE RURAL:  A EMATER lembra às Candidatas à Rainha da AJURA que as fotos deverão ser entregues até segunda-feira.

LINHA DOS POMERANOS: O Grupo de Jovens Força Jovem realizará reunião com janta, sábado, Às 19 horas na sede do Grupo. Na pauta haverá: Olimpíada da AJURA, Torneio do Grupo e participação no Curso de Cercas Elétricas.

LINHA TEOTONIA: O Grupo de Jovens Ação e Liberdade convida seus integrantes para reunião nesse sábado, às 13h30min no Pavilhão da Escola três de Maio. Na oportunidade serão preenchidas as fichas para a Olimpíada, eleita a nova Diretoria do Grupo e Treino das Equipes.

LINHA NOVA: O Grupo de Jovens Marechal Deodoro convida seus integrantes para reunião e janta a realizar-se amanhã, sábado, às 20 horas na sede do Grupo.

CERRO CHATO: O Grupo Imigrante, realizará sua reunião mensal amanhã, às 13h30min nas dependências da Escola Dom Érico Ferrari. Oportunidade em que realizará Prestação de Contas e eleição da nova Diretoria, para tanto solicita a presença de todas as associadas.

RINCÃO DO PINHAL: A Direção do Grupo da Terceira Idade Hoffnung comunica que para evitar filas, uma Equipe do Posto de Saúde estará às 13 horas do dia 23 de abril na Comunidade São José para Vacinar todos os associados contra a Gripe.
- Falando no Grupo Hoffnung, informamos que o Grupo Três de Maio, da Linha Teotonia, confirma presença na Festa deste domingo. A saída será às 13 horas da Britadeira Cassel seguindo para Rincão do Pinhal.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Provas do Encceja ocorrerão neste domingo




Acontecem neste domingo, dia 14, nos turnos da manhã e tarde,  as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Agudo as provas serão realizadas na Escola Estadual Professor Willy Roos. Garantindo aprovação no Encceja, o candidato poderá solicitar certificação de conclusão do Ensino Fundamental. O Encceja não abrange o nível médio. Para o Ensino Médio, a certificação é garantida através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira os horários:

Turno da manhã - 8h30min ao 12h30min História, Geografia e Ciências Naturais; 
Turno da  tarde -  14h30min  às 19h30min - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.  


Pela manhã os portões serão abertos  ás 07h e fechamento às 08h  e pela tarde a abertura será às 13h e fechamento às 14h. Os participantes deverão portar documento de identidade oficial com foto, e caneta esferográfica transparente de cor preta.

Notas e avisos da Emater:


Juventude Rural: Reunião da AJURA às 19 horas de hoje, na Câmara Municipal para tratar assuntos referente à cursos, eventos e olimpíada da Juventude nos dias 20 e 21 de abril.

Reunião do Comdera: A EMATER convida os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para a reunião mensal a realizar-se amanhã, dia 10, às 14 horas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Cerro Chato: O Grupo Imigrante, realizará sua reunião mensal no dia 13 de abril, às 13h30min nas dependências da Escola Dom Érico Ferrari. Oportunidade em que realizará Prestação de Contas e eleição da nova Diretoria, para tanto solicita a presença de todas as associadas.



Linha Nova: O Grupo de Jovens Marechal Deodoro convida seus integrantes para reunião e janta a realizar-se sábado próximo, às 20 horas na sede do Grupo.

Linha Teotonia: O Grupo de Jovens Ação e Liberdade convida seus associados para reunião sábado, dia 13, no Pavilhão da Escola Três de Maio. Na oportunidade serão preenchidas as fichas da Olimpíada, eleição da nova Diretoria do Grupo e treino das equipes.

Curso de Cercas Elétricas: Estão abertas até dia 15 de abril, na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, as inscrições para o Curso de Cercas Elétricas que acontecerá nos dias 29 e 30, em Linha Nova. O Curso será ministrado pelo Senar e os alunos deverão ser maiores de 18 anos.

Dica: O óleo de cozinha não deve ser descartado no ralo da pia da cozinha, nem no vaso sanitário, pois as tubulações entopem e contaminam a água dos rios. Coloque o óleo de fritura numa garrafa PET para que ele seja reutilizado.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resumo ocorrências do final de semana


Sexta-feira, dia 05:

Às 08h40min uma guarnição deslocou-se até a Rua Marechal Deodoro, no cumprimento de um mandado de prisão. O acusado foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.

Às 09h20min recebemos informação que havia um veículo suspeito, na localidade de Linha Araçá. Feito averiguação no local e localizado tal veículo, porém, o condutor e/ou proprietário não foi localizado. Após consulta ao sistema, verificou-se que o veículo estava com licenciamento vencido, por esse motivo foi confeccionado o auto de infração e o veículo recolhido ao depósito.

Às 17h30min fomos solicitados, na Rua Germano Hentschke, no atendimento de um acidente de trânsito com danos materiais envolvendo o veículo Del Rey, de placas IDE 0427, e o veículo F 250, de placas IJA 3585. As partes envolvidas foram orientadas e entraram em acordo.

Às 21h30min fomos informados que um veículo, com placas de Lajeado, estariam circulando em atitude suspeita próxima a um estabelecimento bancário. Feito averiguação e abordado tal veículo, sendo o condutor identificado e orientado.

bado, dia 06

 A 01h30min uma guarnição foi solicitada em uma residência, na Rua Voluntários da Pátria, para atender a um desentendimento entre mãe e filho. No local, as partes envolvidas foram orientadas e advertidas. 

Às 02h55min fomos informados que, na Rua do Salso, estaria ocorrendo uma briga em um bar. Feito averiguação e identificados os autores, sendo que um dos envolvidos estava armado com uma faca, sendo contido e desarmado. Ambos foram conduzidos ao hospital para exames e posterior confeccionado registro.

Às 16h30min compareceu na Brigada Militar Daniel Pires da Silva, o qual comunicou o achado de uma carteira de couro marrom, contendo RG, CPF, Título de Eleitor, cartão BB, cartão Caixa, cartão SUS e Certidão Nascimento, documentos pertencentes a Rodrigo Cristiano Saldanha.

Às 23h20min receberam denúncia que havia alguns indivíduos fazendo algazarra e perturbando moradores na Rua José Bonifácio. Feito averiguação e abordados oito indivíduos, os quais foram identificados, orientados e advertidos.

Domingo, dia 07

Às 23h10min foram solicitados em uma residência, na localidade de Morro Pelado, onde teria indivíduos em atitude suspeita. Feito averiguação no local e arredores, no entanto, nada de anormal foi constatado.

Às 23h40min foram solicitados na Linha Teotônia, no atendimento de uma briga que estaria ocorrendo em um salão. As vítimas foram conduzidas ao hospital para exames e orientadas quanto ao registro.







O que diz a 24ª CRE sobre a situação da Escola Willy Roos:

O Jornal Deutsche Integration procurou a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) sobre a falta de professores na Escola Estadual Professor Willy Roos e, através de sua Assessoria de Comunicação, retornou com as seguintes informações:


Conforme a Coordenadora de Recursos Humanos da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professora Valquíria Moraes Ceratti, já foi autorizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta segunda-feira (08/04) a contratação de professor para 38 horas de Matemática, o que suprirá a necessidade atual da disciplina. A 24ª CRE já está agilizando os trâmites da admissão, para atendimento da escola nos próximos dias. Nessa disciplina, há previsão de que uma professora entre em licença-gestante em 15 de maio, mas é preciso aguardar a efetivação da licença, com a entrega do laudo pericial na Coordenadoria, para encaminhar a substituição dessa docente.

Para Geografia (15 horas), Inglês (7 horas), Física (9 horas) e supervisão e orientação escolar, já foram solicitadas as autorizações para contratação emergencial e a 24ª CRE aguarda a liberação pela Seduc. Para Educação Física (20 horas), a necessidade só iniciou nesta segunda-feira (08/04), com a entrada de uma professora em licença-prêmio nesta data, o que impossibilitava o encaminhamento de uma contratação antes.

A Coordenadora Regional de Educação, professora Telda da Silva Assis, informou que, ao contrário do que foi divulgado pela direção da escola, desde o começo de cada uma das necessidades a 24ª CRE vem buscando soluções. Ela explicou que uma das alternativas propostas foi a redução de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico, que resultaria no atendimento de 32 alunos em cada sala de aula (o que estaria dentro da capacidade dos ambientes e resolveria a situação), mas a direção da escola não aceitou.

 Outro problema, conforme a Coordenadora da 24ª CRE, é que a escola não havia alimentado os dados de recursos humanos devidamente no sistema informatizado que é usado como base para a autorização de contratos emergenciais (Programa de Gerenciamento de Recursos Humanos – PGRH). Telda explicou que, antes de um novo contrato emergencial ser autorizado, é feita a conferência dos dados no sistema, para saber se não há recursos humanos habilitados para a disciplina com sobra de carga horária na própria escola. A demora na atualização e correção dos dados no PGRH, pela escola, atrasou os processos, que tiveram que ser refeitos ou receberam justificativas para comprovar as necessidades de recursos humanos que não estavam devidamente comprovadas com base nos dados alimentados no sistema.

Patricia Vargas da Rosa
Assessoria de Comunicação Social




sexta-feira, 5 de abril de 2013

Interseleções em Dona Francisca



No próximo domingo, dia 07, a seleção de veteranos de Agudo representará o município no Interseleções de veteranos em Dona Francisca, no Colosso do Jacuí. A saída dos atletas está marcado para as 08h30min da Praça da Emancipação. É importante que os atletas estejam com suas carteiras de identidade. Lembrando que Agudo é o atual campeão da competição.

Atletas convocados: Cesar Kneipp, Jaime Arnaldo Müller, Jonas Moisés Rodrigues, Giuliano Vendrusculo, Vilmar Alves, Claudio Ropke, Márcio Rudinei de Lima, Jadriane Machado, André Mainardi, Juarez Luciano Richardt, Alexandre Neu, Volnei Alexandre Steckling, Lenoez da Silva, Jean Borges, Lauro Friederich, André Alexandre dos Santos, Adriano Schiefelbein, Claudiomiro Alves, Silvio José Barbosa, Otacilio da Silva. Treinador: Fernando Schmengler; Auxiliar: Carlos Schott.

Campanha contra gripe em Paraíso do Sul:

A Secretaria Municipal de Saúde, de Paraíso do Sul, informa que a partir do dia 15 de abril estará iniciando a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A campanha se estenderá até o dia 26 do corrente mês. Durante este período a vacina estará disponível na unidade básica da sede, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, e na unidade de saúde da Vila Paraíso de segunda a sexta-feira no turno da tarde das 13h às 17h. 





segunda-feira, 1 de abril de 2013

Notas e avisos da Emater:








Atenção para cancelamento de evento: O Grupo Estrela Guia informa aos Grupos convidados e comunidade em geral que sua festa foi cancelada devido a adequações conforme legislação vigente.

Reuniões dos grupos de trabalhadoras rurais:
- Dia 6, o Grupo Estrela Guia, da Nova Boêmia, convida as associadas para reunirem-se às 13h45min na sede do Grupo;
- Também o Grupo Renascer da Linha Teotonia Sul, está convocando suas associadas para reunião às 13h30min do dia 6, para tratar sobre a festa do Grupo;
- O Grupo Três de Maio realizará reunião às 14 horas da segunda-feira, dia 8, com Prestação de Contas. Todas as sócias deverão comparecer para tirar medidas do novo terno do Grupo. Nesta reunião haverá presença de palestrante.
- o Grupo de Famílias Bento Gonçalves comunica que a sede do Grupo estará novamente fechada no próximo final de semana. 


Linha Nova - Curso de Plantas Bioativas: Lembramos que o curso será ministrado pelo Senar, dias 02 e 03 de abril na comunidade Marechal Deodoro. Inscrições com Liete Machado, na Linha Nova.

Rincão do Pinhal: A Direção do Grupo da Terceira Idade Hoffnung convida seus associados para reunião mensal e Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se dia 02 de abril, às 13 horas na Comunidade São José, em Rincão do Pinhal. Nessa Assembleia será eleita a nova diretoria do Grupo, escolhidas as novas soberanas e debatidos assuntos diversos.

Associação das Trabalhadoras Rurais: Assembleia Geral Ordinária da ATRA, dia 4 de abril, às 14 horas na Câmara Municipal de Vereadores. - No mesmo dia 04, pela manhã, com início às 9 horas, na ACISA, haverá Palestra sobre Trabalho Rural e a Saúde da Mulher, ministrada por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Maria - CEREST. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Saúde, e o tema da palestra refere-se especialmente às dores físicas, na coluna, nas pernas, braços, articulações e demais consequências físicas causadas por este esforço. A atividade é aberta a todos interessados. Aproveite esta oportunidade de informação.

Convite para produtores de alimentos (feirantes e produtores da merenda escolar): Dia 03 de abril, próxima quarta-feira, às 14 horas, será realizado pela EMATER, importante reunião técnica aos produtores de alimentos. O tema intitula-se:Manejo do solo para produção de alimentos e controle de insetos e doenças visando o uso de práticas agroecológicas. Lembre-se: Para amenizar os impactos ambientais é preciso restabelecer o contato com a terra.