Conforme a Coordenadora de Recursos
Humanos da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professora Valquíria
Moraes Ceratti, já foi autorizada pela Secretaria de Estado da Educação
(Seduc), nesta segunda-feira (08/04) a contratação de professor para 38 horas
de Matemática, o que suprirá a necessidade atual da disciplina. A 24ª CRE já
está agilizando os trâmites da admissão, para atendimento da escola nos
próximos dias. Nessa disciplina, há previsão de que uma professora entre em
licença-gestante em 15 de maio, mas é preciso aguardar a efetivação da licença,
com a entrega do laudo pericial na Coordenadoria, para encaminhar a substituição
dessa docente.
Para Geografia (15 horas), Inglês (7
horas), Física (9 horas) e supervisão e orientação escolar, já foram
solicitadas as autorizações para contratação emergencial e a 24ª CRE aguarda a
liberação pela Seduc. Para Educação Física (20 horas), a necessidade só iniciou
nesta segunda-feira (08/04), com a entrada de uma professora em licença-prêmio
nesta data, o que impossibilitava o encaminhamento de uma contratação antes.
A Coordenadora Regional de Educação,
professora Telda da Silva Assis, informou que, ao contrário do que foi
divulgado pela direção da escola, desde o começo de cada uma das necessidades a
24ª CRE vem buscando soluções. Ela explicou que uma das alternativas propostas
foi a redução de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico, que
resultaria no atendimento de 32 alunos em cada sala de aula (o que estaria
dentro da capacidade dos ambientes e resolveria a situação), mas a direção da
escola não aceitou.
Outro problema, conforme a
Coordenadora da 24ª CRE, é que a escola não havia alimentado os dados de
recursos humanos devidamente no sistema informatizado que é usado como base
para a autorização de contratos emergenciais (Programa de Gerenciamento de
Recursos Humanos – PGRH). Telda explicou que, antes de um novo contrato emergencial
ser autorizado, é feita a conferência dos dados no sistema, para saber se não
há recursos humanos habilitados para a disciplina com sobra de carga horária na
própria escola. A demora na atualização e correção dos dados no PGRH, pela
escola, atrasou os processos, que tiveram que ser refeitos ou receberam
justificativas para comprovar as necessidades de recursos humanos que não
estavam devidamente comprovadas com base nos dados alimentados no sistema.
Patricia Vargas da Rosa
Assessoria de Comunicação Social
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