O desfile cívico de 07 de setembro em Agudo teve como tema nacional José Maria da Silva Paranhos Junior – Barão do Rio Branco e estadual Guido Fernando Mondin. Durante a manhã as escolas que passaram pela Avenida Concórdia, no trajeto que iniciou no Banco Sicredi e terminou na Caixa Econômica Federal, dispuseram de cinco minutos para evoluções, em frente ao palanque.
Autoridades no desfile cívico, dia 07
A primeira Escola a passar pela Avenida foi a Escola Estadual de Educação Básica Willy Roos que lembrou os 50 anos do educandário completados em 2012, demonstrando as denominações que já possuiu desde 1962. Logo após foi a vez da Escola Municipal de Ensino Infantil Paraíso da Criança que transportou em um carro alegórico as crianças e seus trabalhos desenvolvidos, finalizando com um pelotão de pais e alunos: “Escola e Comunidade de Mãos Dadas.”
Escola Professor Willy Roos
Escola Paraíso da Criança
Alunas da Escola Estadual de Educação Básica Dom Érico Ferrari carregaram os pavilhões caracterizadas tipicamente com vestimentas alemãs. O educandário destacou a importância da leitura com a frase do poeta Mário Quintana “Ler é, viajar sem sair do lugar” e o Grêmio Estudantil Professor Elgo Pfeifer homenageou os 158 anos da Imigração Alemã em Agudo.
A Escola de Ensino Fundamental Kinderwelt, fundada em 1998, lembrou o poeta Fernando Pessoa “...sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo” e logo após foi a vez da Escola Dom Pedro II que homenageou Charles Chaplin “Mais do que máquinas precisamos de humanidade.”
Dom Pedro II
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Três de Maio, de Linha Teotônia, trouxe para o palanque principal o projeto do 4° ano “Agudo e Sua História” além de um pelotão com as alunas que representaram o educandário no JERGS 2011 e consagraram-se Campeã Estadual Infantil e 4° Lugar Estadual Mirim, Oficina de Canto e Música e Atividades Lúdicas no Ambiente Escolar.
Três de Maio
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont homenageou o tema estadual “Guido Fernando Mondin em suas obras retratou a Revolução Farroupilha” pelo Programa A União Faz a Vida trouxe as oficinas de dança, música, horta, esporte e teatro e a Escola 7 de Setembro apresentou seu Grupo de Danças Gaúchas Corupá e o pelotão “Valorizar o local é lição de cidadania” além da importância de economizar, cuidar e preservar a água “Só percebemos o valor da água, depois que a fonte seca” o pelotão de esportes apresentou “Esportes não formam o caráter. Revelam-no.”
7 de Setembro
A Escola Olavo Bilac trouxe a preservação do meio ambiente e destacou a agricultura, principal fonte de renda do município, com o mascote da horta o “Hortaliço.” Na sequência a Escola Alberto Pasqualini, de Rincão do Pinhal, iniciou seu desfile com uma homenagem a Laura Lüdtke. O pelotão dos esportes representou a amizade com os times gaúchos Grêmio e Internacional “De todas as conquistas a maior é a amizade” e por último a homenagem a Guido Mordin “Retrata Cenas do Cotidiano do Povo Gaúcho.”
A Escola Santos Reis trouxe alunos caracterizados com a camisa da Seleção Brasileira portando a bandeira do País, caracterizados de Prenda e Gaúcho a bandeira do estado, homenageando a imigração alemã estudantes caracterizados carregavam a bandeira do município e uniformizados com a camiseta do educandário a bandeira da escola. Como tema trouxe a preservação da água “Economize água e teremos um mundo feliz.” Contaram a história de Agudo através de seus prefeitos, destacaram a questão das drogas e da violência.
Santos Reis
“Barão do Rio Branco: Amor Incondicional à Pátria” foi um dos pelotões apresentados pela Escola Santo Antônio e “O RS exaltado nas telas de Mondin” representaram as várias etnias de nosso estado. Logo em seguida, a Escola Estadual Luis Germano Poetter passou pela Avenida lembrando os 70 anos completados em 2012, o Programa Escola Aberta, que acontece todos os finais de semana nas dependências do educandário, também foi lembrado.
Santo Antônio
Santo Antônio
Germano Poetter
Polo de Apoio Presencial ao Ensino Superior de Agudo
Antes do último pelotão, amigos, familiares e comunidade da jovem Daniela Ferreira, desaparecida deste o dia 29 de julho, realizaram um protesto silencioso pedindo por respostas quanto ao seu desaparecimento. Participantes da caminhada portavam faixas “Acenda a chama do amor, basta de violência,” pediram segurança, pediram uma solução.
Amigos e familiares na caminhada silenciosa
Finalizando o desfile cívico, o CTG Sentinela do Jacuí, de Agudo e o CTG Amigos do Rio Grande, de Paraíso do Sul, realizaram suas participações. O CTG Sentinela do Jacuí trouxe a representação da lenda “O Negrinho do Pastoreio” através do jovem Ueslin Alves, 15 anos. O Patrão Antônio Kummer recebeu a chama do Prefeito Ari Alves da Anunciação.
CTG Sentinela do Jacuí, de Agudo
CTG Amigos do Rio Grande, de Paraíso do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário