segunda-feira, 16 de abril de 2012

Corsan e Prefeitura em Obras

     Andando pelas ruas do município de Agudo podemos notar funcionários da Secretaria de Obras e da Corsan trabalhando em reparos causados por vazamentos de canos e, por conseqüência, aberturas de buracos no calçamento.


     O problema inicia-se na falta de chuva, que faz com que falte água, causando pressão de ar no encanamento do município e assim, estourando os canos. Uma parceria entre a Prefeitura e a Corsan faz com que a Secretaria de Obras seja responsável por abrir e fechar os buracos nos locais de vazamento e a Corsan pelos reparos.

     Conforme o Chefe da Unidade da Corsan de Agudo, Ubirajara Corvello Pereira, “o caminhão segue puxando água de Dona Francisca enquanto as obras da nova estação de tratamento não terminam. Até novembro pretendemos que a adutora, na atual estação, seja finalizada,” informou ele.

     Segundo Ubirajara, as obras de captação realizadas no Rio Jacuí estão a cargo de uma empresa terceirizada e estão sendo finalizadas. “Após essa primeira fase irá iniciar a construção da estação de tratamento,” completou.

     Outro ponto destacado por Ubirajara são as reclamações em relação aos longos períodos que os buracos ficam abertos, “infelizmente tem que ficar alguns dias aberto até compactar o solo. Se tapar logo afunda e forma um novo buraco, seria trabalho dobrado.”

     Em consequência disso, desde janeiro é realizada a operação “Tapa buraco.” Nesta segunda-feira, dia 09, um cano de seis metros estourou na Avenida Concórdia. Segundo o Diretor de Obras da Cidade, Jorge Alberto de Lima, dois locais foram consertados os vazamentos e retornaram. “Em frente a Escola Willy Roos e em frente ao Restaurante Schüller voltaram os vazamentos e isso não é a qualidade do serviço que deixa a desejar, é essa pressão de ar nos canos que vem durante a noite.”

     O atual secretário de obras, Lauri Adolfo Klein, informou que esse serviço passará a ser realizado pela empresa CH Róggia, contratada através de licitação. “Assim que a empresa assumir a operação ‘Tapa Buraco’ e a Ivan & Katia Rauber Ltda, assumirem as obras das estradas, a Secretaria iniciará a reforma dos cordões das calçadas que estão quebrados e começaremos refazer as bocas de lobos nas esquinas,” disse Lauri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário