segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mensagem do Secretário Geral (ONU) para 2012


As mulheres rurais produzem grande parte dos alimentos do mundo, protegem o meio ambiente e ajudam a reduzir o risco de desastres em suas comunidades. Apesar disso, seguem sofrendo desvantagens e discriminação que as impedem de desenvolver seu potencial. Para muitas mulheres rurais, a realidade cotidiana é que não são proprietárias da terra que cultivam, são negados serviços financeiros que poderiam tira-las da pobreza e vivem sem garantia de uma nutrição básica, serviços de saúde e serviços como água potável e saneamento. As tarefas assistenciais não remuneradas lhes impõem uma pesada carga e impedem o acesso ao emprego remunerado decente.

O apoderamento das mulheres rurais é crucial para colocar fim a fome e a pobreza. Ao negar os direitos e oportunidades as mulheres, negamos a seus filhos e a sociedade um futuro melhor. Está é a razão pela qual as Nações Unidas colocaram recentemente em andamento um programa para dar poder as mulheres rurais e melhorar a segurança alimentar. O programa é composto por três organizações sobre a agricultura e alimentação com sede em Roma e a ONU – Mulheres colaborara com as mulheres rurais para eliminar as barreiras que enfrentam e para impulsionar suas atitudes como produtoras, líderes e empresárias.

Quando a segurança alimentar e nutricional melhoram, as mulheres rurais tem mais oportunidades de encontrar trabalho decente e oportunizar educação e saúde a seus filhos. Com um acesso igualitário aos recursos da terra, ao crédito e aos recursos produtivos, as mulheres rurais podem incrementar sua produtividade e vender seus productos. Como membros iguais da sociedade, as mulheres rurais podem elevar suas vozes para tomar decisões e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

O mundo reconhece cada vez mais o papel fundamental que desempenham as mulheres em busca de paz, justiça e democracia. A medida que nos aproximamos do prazo fixado para 2015 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, é o momento de investir mais nas mulheres rurais, proteger seus direitos e melhorar sua situação. Neste Dia Internacional, faço um chamamento a todos os asociados para que apóiem as mulheres rurais, escutem suas vozes e ideias e assegurem que as políticas respondam a suas necesidades e demandas. Façamos todo o possível para que possam desenvolver seu potencial em beneficio de todos.

Ban Ki-moon



Nenhum comentário:

Postar um comentário