segunda-feira, 8 de julho de 2013

Emater Agudo: notas e avisos





Nova Boêmia: os Grupos de Trabalhadoras Rurais Estrela Guia e Cerro da Igreja convidam as associadas e demais interessadas para o Curso de Salgados a ser ministrado em parceria com a COOPERAGUDO, às 13h30min desta quarta-feira, dia 10 de julho na sede do Grupo Cerro da Igreja.

Curso Com Licença Eu Vou A Luta: A Emater comunica que este curso será ministrado pelo SENAR. Os participantes devem estar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nesta quinta-feira, dia 11 de julho, às 8h30min.


Frutas em Agudo: Informamos que segunda-feira, dia 15/07, inicia o curso de capacitação em fruticultura para a primeira turma, no Centro de Treinamento da Emater em Nova Petrópolis. O horário de saída, na segunda, será às 7h30m, em frente à Prefeitura Municipal. Comunicamos que cada produtor deverá levar: 01 toalha de banho, 01 toalha de rosto, 01 cobertor para reforço, par de bota ou botina, e quem tiver pode levar 01 tesoura de poda.

Linha das Pedras: A Emater comunica ao Grupo Sol Nascente que o curso terá continuidade dia 15 de julho, às 14 horas na casa da Janice.

Complexo da Serra: O Grupo de Trabalhadoras Rurais Sempre Unidas convida suas associadas para reunião dia 10, às 14 horas, na residência da Presidente Lidione Friedrich para tratar da participação do Grupo no Desfile alusivo ao Dia do Colono e Motorista.

Rincão do Pinhal: O Grupo Esperança realizará a reunião mensal do Grupo no dia 10, às 13h30min no Pavilhão da Comunidade São José. Oportunidade que deverão ser levados os blocos da rifa que será sorteada na festa do Grupo.

Linha das Pedras – A Emater comunica ao Grupo Sol Nascente que o curso terá continuidade dia 15 de julho, às 14 horas na casa da Janice.


Juventude Rural: A AJURA convida representantes dos Grupos associados para a reunião da Associação a realizar-se às 19 horas, desta quinta-feira, 11 de julho, na EMATER. A AJURA informa também que neste sábado, juntamente à feira do produtor, disponibilizará vendas de roupas adquiridas diretamente de fábricas à preços bem acessíveis. Vale à pena conferir!

Linha Nova: O Grupo de Jovens Diversão e Trabalho e a Associação Rolf Pachaly convida todos os integrantes do Grupo para reunião sexta-feira, dia 12 de julho, às 20 horas, quando serão tratados assuntos de interesse de toda a Comunidade.


A Emater dá a dica, faça você mesmo:

Limpa Vidros - 1 litro de água;
                        - 1 litro de álcool;
                        - 1 litro de querosene.


Modo de Preparo:
- Junte os ingredientes e misture bem. Guarde em garrafas com tampa.
- Agite bem a mistura e passe no vidro com um pano, deixe secar e dê o brilho com um pano seco.

- Também é ótimo para afugentar insetos.



Sabão de Limão:
Ingredientes para 48-50 barras de sabão
- 5 litros de água
- 10 litros de óleo de cozinha reciclado
- 2 Kg de soda cáustica
- 2 copos de suco de limão


Modo de preparo: Em um balde grande, coloque toda água em temperatura ambiente.
Adicione a soda cáustica na água.
Com um cabo ou pá de madeira, mexa a mistura de água com soda cáustica por cerca de 45 minutos. Ao longo do processo, adicione na mistura o óleo de cozinha até utilizar todo óleo.
Adicione o suco de limão à mistura e continue a mexê-la até ela adquirir liga.
Despeje a mistura em formas à gosto e deixe elas em repouso por até três dias (até 72 horas). Ao terminar de secar, o sabão está pronto para uso.

Dicas:
É recomendado realizar esta receita em lugar aberto ou arejado, devido à liberação de gases no processo de realização do sabão;
Quanto mais usado o óleo, mais tempo será necessário mexer a mistura;
Quanto mais fria a temperatura do ambiente onde o sabão fica em repouso, mais rapidamente ele seca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário