quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Avisos da Emater






Alimentação protege o organismo:
O envelhecimento está ligado ao excesso de radicais livres no corpo. Quanto menos radicais livres tivermos, mais jovens e saudáveis seremos. A sugestão é ingerir muita água e alimentos antioxidantes – faz parte deste grupo, dentre outros, as saladas cruas; o alho, cebola, cebolinha, cacau, cenoura, chá verde, açafrão, linhaça, laranja, morango, melão, limão, acerola, goiaba, espinafre. Os radicais livres são moléculas que surgem como resultado de reações químicas normais do organismo e a única maneira de evitar o seu acúmulo é com uma alimentação rica em antioxidantes, que são moléculas que combatem os radicais livres.


O suco de couve é um excelente remédio caseiro para evitar o envelhecimento precoce. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 4 cenouras, 1 xícara de chá de couve, 1 xícara de chá de brócolis e 200 ml de suco de laranja. Para preparar este remédio caseiro basta cortar todos os ingredientes em pequenos pedaços e adicioná-los no liquidificador. Bata bem até obter uma mistura homogênea e beba o suco duas vezes ao dia.


Vitamina C - importante antioxidante que combate os radicais livre e ajuda a absorver melhor o ferro. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina C: romã, marmelo, caqui, fruta do conde, verduras pouco cozidas, Kiwi, ervilhas, brócolis, couve, batata, mamão. A vitamina C deve ser consumida diariamente, pois ela não é armazenada no organismo, mas atenção, pessoas com problemas renais não devem comer exageradamente esses alimentos.

Plantas Oleaginosas - fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

 Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.

Cenoura - fonte de betacaroteno, um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

 Chá verde - preparado através da infusão da planta Camellia sinensis; é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
Cúrcuma - também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.

Frutas cítricas - como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.

Linhaça - fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

 Óleo de coco - rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

Suco de uva integral - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua "varrendo" os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.


Tomate - fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário