quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Notas da Emater:




Linha Nova - O Grupo Diversão e Trabalho e a Sociedade Rolf Pachaly convidam as equipes da Marechal Deodoro e Juventude Evangélica, de Cerro Seco, para uma tarde esportiva neste domingo dia 27, com início às 13h30min em sua praça de esportes. Também comunica a todas as equipes de futebol sete que o seu tradicional torneio será no quarto domingo, portanto, dia 24, do mês de março. Desde já fica o convite e agradecimento pela colaboração e presença de todas as equipes.

Emater solicita aos grupos a seguir relacionados que venham retirar correspondência: Grupo de Famílias Bento Gonçalves; Grupo de Trabalhadoras Imigrante, Renascer; Clube de Mães União e Paz e Grupo Sempre Reunidas.

Associação das Trabalhadoras – A Emater está organizando um documento com as atividades da associação e dos grupos para 2013. Para completar este quadro, solicita aos grupos que informem suas programações.

Dia de Campo do Arroz – será nesta sexta-feira, dia 25, na Picada do Rio com vários temas a serem abordados.

Linha Teutônia – O Grupo de Trabalhadoras Rurais Três de Maio terá sua reunião mensal no dia 02 de fevereiro, sábado, às 14 horas. Entre os assuntos, será tratado sobre a realização da festa do grupo no dia 10 de março.

Os Feirantes comunicam que na feira de sábado, 26, terá milho, moranga e figo fresquinhos.

Linha Teutônia Sul - o GRT Renascer comunica que o almoço de confraternização foi antecipado para o dia 03 de fevereiro com revelação do amigo secreto.

Cerro Chato – o Grupo Imigrante comunica para suas associadas que a excursão para o Parque Aquático Tobaco, em Vera Cruz, será dia 30 de janeiro. A saída às 7 horas da manhã, do Sobral. A passagem é R$ 12,00 e o ingresso no Parque R$ 8,00. A presidente Lisane Ehle pede para as associadas reservarem seus lugares até este domingo, dia 20. Após esta data, as vagas serão abertas para outras pessoas. A inscrição deve ser feita com a presidente Lisane.

Atenção Agricultores - A declaração anual do rebanho deve ser realizada até o dia 15 de abril na Inspetoria Veterinária de Agudo. Todas as espécies de animais criadas na propriedade devem ser declaradas. A declaração anual de rebanho é obrigatória.

Rincão Despraiado - O Grupo de Trabalhadoras Rurais Sempre Reunidas terá sua tradicional festa dia 24 de março, no CTG Sentinela do Jacuí, com início às 13 horas.

A importância da água para a vaca leiteira:
A água é o principal alimento para os ruminantes. Ela constitui 75% do peso de um animal adulto.
A água funciona regulando a temperatura corporal, além disto, leva nutrientes das células e eliminação das substâncias excretadas no metabolismo do animal. A exigência de água é suprida pela água contida nos alimentos e pela água consumida diariamente pelos animais.
Muitas vezes, não é dada a devida importância para a água como nutriente, e com isso  não se fornece água em quantidade e qualidade necessária ao animal. A vaca leiteira consome de 3-4 litros por litro de leite produzido. Uma vaca produzindo 25 litros de leite por dia necessita consumir de 75-100 litros de água diariamente. Portanto, o produtor de leite deverá encontrar alternativas para ter disponível água o ano inteiro e com qualidade.

Lagarta do cartucho do milho: Evite o uso de agrotóxico; produza alimento mais saudável. Utilize a  vespa chamada de  Trichogramma. Os agricultores interessados podem fazer a encomenda na  Emater-RS. Nas lavouras  de  cedo é  interessante encomendar as  vespas 15  dias após a  germinação do milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário