quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Colônia Santo Ângelo Comemora 155 anos


Paulo Augusto Wilhelm

A comunidade de Agudo está de Parabéns, pois a Colônia Santo Ângelo de Imigração Alemã comemora, hoje, 155 anos de existência.
Agudo surgiu a partir da instalação dos imigrantes alemães nesta região – ao tempo, Município de Cachoeira do Sul – em 1857.
Em 1959, Agudo foi emancipado em processo que foi deflagrado a partir das comemorações do centenário da Colônia, em 1957.
Os 155 anos da Colônia Santo Ângelo são lembrados, além de Agudo, em Paraíso do Sul, Cerro Branco, Restinga Sêca, Nova Palma e Dona Francisca. Nos atuais municípios de Agudo e Paraíso do Sul houve demarcação de lotes aos primeiros imigrantes. Nos demais o processo de ocupação das terras se deu por expansão a partir do núcleo central.
A Comemoração do aniversário da Colônia Santo Ângelo é lembrada com o acendimento do Lume Memorial, instituído em 2007, quando da inauguração da Esplanada do Monumento, junto ao Monumento ao Imigrante, em Cerro Chato.
O acendimento  foi realizado nesta manhã, pela conselheira dos Conselhos Municipais da Cultura, da Saúde, do Idoso e da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosangela Marilene Rohde Wilhelm, acompanhada do Presidente do Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo, Paulo Augusto Wilhelm.
A extinção da chama ocorrerá à tardinha deste 1º de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário