quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Escolas estaduais vão às urnas dia 22


As escolas estaduais vão às urnas no próximo dia 22, para eleger diretores e vice-diretores. Na região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o prazo de homologação de chapas encerrou nesta quinta-feira (8) nas últimas escolas.

Em cada escola foi formada uma comissão eleitoral que é responsável pela organização do processo de indicação de diretores e vices. Caberá a essas comissões, a partir de agora, organizar a apresentação em debate público para a comunidade escolar dos planos de ação das chapas inscritas. São as comissões também que definirão e divulgarão, com antecedência mínima de 72 horas, o horário de funcionamento das urnas no dia 22.

Uma das principais novidades no processo é a proporcionalidade dos votos dos segmentos da comunidade escolar, ou seja, os votos do segmento pais e alunos têm peso de 50% para a eleição e os votos do segmento professores e funcionários garantem os outros 50%. Outra novidade prevista pela legislação é a eleição por chapas com diretor e vice(s)-diretor(es). Até então, era eleito apenas o diretor, que escolhia sua equipe após a eleição.

A gestão é de três anos, com possibilidade de apenas uma reeleição para mais três anos. Antes, não havia esse limite, ou seja, podia haver diversas reconduções sucessivas. A regra, entretanto, só não é válida em 2012, o que significa que podem concorrer diretores que já haviam sido reeleitos na última eleição.

 IMPORTANTE

Conforme prevê a Lei da Gestão Democrática, serão considerados indicados os candidatos da chapa que obtiverem 50% mais um dos votos válidos, não computados os votos brancos e nulos. A gestão é de três anos (2013 a 2015).

Quem deve votar na eleição para diretores e vice-diretores?

Terão direito de votar os alunos regularmente matriculados na escola, a partir da quarta série, ou maiores de 12 anos; os pais, os responsáveis legais ou os responsáveis perante a escola, dos alunos menores de 18 anos; os membros do magistério e os servidores públicos em exercício na escola no dia da votação, sejam eles efetivos ou contratados. Ninguém poderá votar mais de uma vez no mesmo estabelecimento de ensino, ainda que seja pai ou responsável por mais de um aluno, represente segmentos diversos ou acumule cargos ou funções. O voto é direto, secreto e facultativo, proibido o voto por representação.

Mesmo onde há chapa única na eleição para diretores e vice-diretores, é importante que a comunidade escolar compareça no dia da votação. Segundo a Lei da Gestão democrática, a votação somente terá validade se a participação mínima do segmento pais/alunos for de 30% e do segmento magistério/servidores atingir 50% do respectivo universo de eleitores. Na hipótese de um dos segmentos não atingir o percentual de participação previsto no parágrafo anterior, processar-se-á nova votação dentro de 8  dias.

DETALHES DA ELEIÇÃO

Não comportam vice-direção as escolas com até 100 alunos. Nesses casos, apenas o candidato a diretor(a) é eleito.

Nas escolas onde não houve chapa inscrita, serão designados diretor e vice-diretor(es) os membros do magistério ou servidores, estáveis e em exercício na escola, que possuírem maior titulação na área educacional, os quais deverão, em até seis meses, frequentar curso de qualificação para a função.

Agudo

Professor Willy Roos
CHAPA ÚNICA
Diretor – Vilson Vili Fick
Vices – Carme Vera Rosa da Cunha, Magale Krause e Rinelce Ivani Roos

Dom Érico Ferrari
CHAPA 1
Diretora – Elda Ligia Schmitz Dickow
Vice -  Patricia Helena Achterberg

CHAPA 2
Diretora -  Lenice Lenia Alves Stieler (atual diretora)
Vice   Kelly Cristina Ludwig

Luiz Germano Poetter
CHAPA ÚNICA
Diretor -  Leonir Antônio Streck
Vices -  Carin Cristine Seehaber Temp,  Lani Ila Ziemann e  Odima Bittencourt Duttel

Paraíso do Sul

Alfredo Schlesner
CHAPA ÚNICA
Diretora  - Maria Jonia Botaioli Schlesner  (atual diretora)

Presidente Afonso Pena
CHAPA ÚNICA
Diretora - Rosane Inez Stahl Bley
Vices -  Adriana Bittencourt Pereira,  Eliane Prediger,  Ilhana de Lima Rodrigues da Rosa

Duque de Caxias
CHAPA 1
Diretor -  Emerson Luis Orquiz Ferreira
Vice - Marli Zimmer Yoras

CHAPA 2
Diretor - Mário Ademir Temp (atual diretor)
Vice - Inalva Cesar Rodrigues

       Dona Francisca 

Maria Ilha Baisch
CHAPA 1
Diretora - Leila Isabel Schumacher de Oliveira
Vices - Aline Cervo, Angela A. Gracioli e Celita B. Raddatz

CHAPA 2
Diretora - Arleth Nascimento Sonego (atual diretora)
Vices- Miguel Vicente Folchini, Morgana Maria Fantinel e Zenita Elena Sari

        Restinga Sêca 

Marcelo Gama
Não houve inscrição de chapa

Erico Veríssimo
CHAPA ÚNICA
Diretora -  Cleci Elia Borchardt
Vices  - Terezinha Dionice Lamberti de Bittencourt,  Janice Inês Neu e Alexandre Giacomini

Francisco Manoel
CHAPA ÚNICA
Diretora - Eneida Marli Streck Lovato (atual diretora)
Vices -  Eranildes Luzia da Silva,  Marcilene Ferreira Dahlke e Marcia Salete Marcuzzo de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário