sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Livro e aplicativo sobre Doenças do Arroz


Ana Laura Paraginski
Daiane Köhler


Foi lançado pelo Instituto Phytus, de Santa Maria/RS, no início do mês de outubro, o livro Doenças na Cultura do Arroz Irrigado. O público ligado ao agronegócio do arroz, e que pretende estar informado nesta safra, encontrará no livro os mais recentes resultados de pesquisas para identificação e controle de doenças. Trata-se de uma publicação de suma importância para a região sul do país, elaborado para consulta rápida, que aborda o manejo de doenças dessa cultura que desempenha significativo papel socioeconômico para o estado gaúcho.

O livro é resultado do incessante trabalho dos pesquisadores Ricardo Silveiro Balardin, Marcelo Gripa Madalosso, Gerson Dalla Corte, Diego Dalla Favera e Nédio Rodrigo Tormen. Nele estão elencadas 17 doenças com explicação detalhada sobre seus sintomas e desenvolvimento, bem como as orientações para um manejo adequado. Ao final do livro, também se encontram os estádios de desenvolvimento da planta, através dos quais o produtor pode acompanhar o crescimento da lavoura, e um texto sobre tecnologia de aplicação de fungicidas.

Versão Digital:

Para quem não deixa a tecnologia de lado, o conteúdo do livro também está disponível no formato mobile. Para isso, o Instituto preparou uma família de aplicativos chamada Diagnoses Phytus. O primeiro dessa família é a versão digital do livro com as doenças do arroz irrigado, que tem como grande destaque as fotos em alta resolução para a identificação das doenças a campo, uma facilidade pensada para o produtor. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS (para iPad, iPhone e iPod Touch) e Android (smartphones e tablets). A versão completa (com todas as doenças) é comercializada via App Store e Google Play. Também há uma versão gratuita com as 8 doenças mais comuns: Tombamento, Brusone, Mancha Parda, Mancha Estreita, Escaldadura, Mancha Circular, Mancha das Glumas e Cárie. Além destas versões, também há uma direcionada a empresas. O aplicativo “Diagnoses Phytus – Arroz” foi desenvolvido pela Phytus Comunicação em parceria com os autores do livro e com o Instituto Phytus.

Para a diretora do Instituto Phytus, Clarice Rubin Balardin, essas ferramentas de divulgação desenvolvidas pelo Instituto são importantes formas de levar informação qualificada ao produtor rural, garantindo soluções eficazes para os problemas encontrados no seu dia a dia.

O livro e os aplicativos podem ser acessados via www.iphytus.com/publicacoes .






Nenhum comentário:

Postar um comentário