sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Seul: COP5 encerra se com bons resultados para a fumicultura


Nesta sexta-feira (16) foi definido o documento final do encontro das partes nas discussões da COP5 em Seul. As principais diretrizes defendidas pelos produtores de tabaco brasileiros, que estiveram representados por lideranças do setor e os parlamentares Adolfo Brito (PP), Heitor Schuch (PSB), Marcelo Moraes (PTB) e Pedro Pereira (PSDB), foram acatadas no texto da conferência. Durante o encontro, devido à pressão do setor, o governo brasileiro se posicionou contra a redução de área de plantio e de assistência técnica, o desmantelamento das entidades ligadas aos produtores, bem como as restrições ao crédito foi defendida pelo Governo Brasileiro, durante o encontro. Conforme o deputado Adolfo Brito, houve muitas negociações, mas o documento final reflete a posição defendida pelos brasileiros, descaracterizando a proposta inicial que tornava insustentável a fumicultura para pequenos produtores.

Como a proposta inicial saiu de pauta, novas alterações só poderão ser feitas na próxima convenção, que deve ocorrer em 2014 ou 2015. A comitiva brasileira, que tinha além de deputados estaduais gaúchos, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Afubra, Farsul, SindiTabaco, e o prefeito Airton Artus, de Venâncio Aires (representando a Amvarp), ao final do encontro desta sexta-feira comemoraram o resultado com Sérgio Lebedeff, chefe da delegação brasileira na convenção, e os representantes do Itamaraty e ministérios do Desenvolvimento Agrária (MDA) e a Agricultura.

O deputado Adolfo Brito declarou que o trabalho que vinha sendo realizado para o setor da fumicultura obteve mais uma vitória. “No entanto, é preciso que estejamos preparados para novos desafios pois a Organização Mundial da Saúde e em outras entidades apresentam uma corrente muito forte e poderosa contrária ao tabaco. Precisamos ter em mente a necessidade de buscarmos alternativas viáveis, para não prejudicar os pequenos produtores”, alertou Brito.

             Comitiva de deputados gaúchos com chefe da delegação brasileira na COP5, Sérgio Lebedeff.

Crédito: Ricardo Scussel Lonzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário