segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

24ª CRE recebe até quarta inscrições para trabalhar no Brasil Alfabetizado


A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) receberá até esta quarta-feira (20) as inscrições de alfabetizadores, coordenadores de turmas e tradutores-intérpretes de Libras para atuarem como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado. Os selecionados trabalharão em escolas ou outros espaços públicos onde forem formadas turmas de alfabetização em qualquer município da região da Coordenadoria. Os voluntários também poderão atuar em turma carcerária ou sócio-educativa, no caso do município de Agudo.

O edital com as orientações do Programa Brasil Alfabetizado estão disponíveis na 24ª CRE. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 22 de fevereiro. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc).  O programa tem duração de oito meses e oferece aos voluntários bolsas para o custeio de despesas com deslocamento e alimentação. O valor das bolsas varia entre R$ 400,00 e R$ 600,00, conforme a atividade e o número de turmas atendidas.



INSCRIÇÃO - No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar, entre outros documentos, uma listagem de alfabetizandos pré-inscritos, sendo no mínimo sete para turmas do campo e 14 para turmas urbanas, até o limite de 25 por turma, e um indicativo de local para funcionamento da turma. A listagem e indicativo de local não são exigidos apenas para a turma carcerária ou sócio-educativa, onde a instituição é quem define esses dados.

Para alfabetizador, a escolaridade mínima é Ensino Médio completo, com experiência anterior em educação, preferencialmente em Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção também vai considerar como critério que o alfabetizador seja, preferencialmente, professor das redes públicas de ensino. Para intérprete de Libras, é necessário, além da escolaridade, ter certificado do Programa Nacional de Proficiência em Libras. Para coordenador de turmas, é necessário ter curso superior concluído ou em curso e experiência em educação, preferencialmente em EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário