sábado, 16 de fevereiro de 2013

Agudo completa hoje 54 anos



Com uma história de muito trabalho e dedicação, o município de Agudo, localizado na região central do Estado, está completando neste sábado, dia 16, 54 anos de emancipação político-administrativo.

Com a economia alicerçadas na produção do arroz e fumo, além de ser destaque pelas qualidades dos moranguinhos, Agudo possui atualmente cerca de 17 mil habitantes. São eles que, por meio dos seus antepassados, são os responsáveis pelo progresso e o desenvolvimento do município.

Uma das características fortes e marcantes dos agudenses são a fibra e a dedicação que buscam em seu cotidiano, melhorar ainda mais o município, seja em sua infraestrutura como no embelezamento da cidade, onde as flores como o “amor-perfeito” é uma marca com destaque em toda região.

Mas para que Agudo continue a caminhar em direção ao desenvolvimento, é preciso contar com um comércio forte e que acredite no potencial dos que aqui residem e consomem. Com um comércio visivelmente intenso, a região tem o município de Agudo como referência. São lojas, mercados e novos empreendimentos que inovam e buscam melhorias, desde a arquitetura até a qualidade dos seus produtos, para que o cliente seja bem recebido, com um atendimento qualificado e que possa retornar.

Com sua origem vinda da imigração alemã, o uso do dialeto é o ‘charme’ do município. Em qualquer esquina que se passe é possível perceber um pouco da Alemanha. São conversas curtas ou longas, onde o idioma é praticado com exaustão.



As escolas se preocupam em manter vida essa herança e realizam anualmente o concurso de língua alemã, com o objetivo de que esse costume se perpetue.

O Torrão Amigo é um pedaço de chão que recebe pessoas de todos os lugares com a hospitalidade e alegria peculiar, a farta e tradicional gastronomia é o carro chefe para demonstrar o quanto é bom reunir pessoas. A beleza das mulheres é reconhecida nos concursos realizados por todo o estado, onde belas meninas já foram premiadas pelo sorriso encantador e a desenvoltura de uma beleza inconfundível, levando o nome da Agudo a um destaque a nível nacional.

Os agricultores ou os guerreiros que, no sol escaldante de cada dia, produzem seus alimentos e buscam nas mais variadas culturas o seu sustento, são também os responsáveis pelo crescimento do município. É pelas mãos de homens e mulheres do campo que as sementes do progresso são semeadas, com trabalho árduo e que exige muita dedicação, mas que agricultor nenhum se nega e que, a cada safra, mesmo com as dificuldades do setor, se firmam e trazem para a cidade o alimento.

A se destacar a beleza dos jardins, podemos aliar esse cuidado especial com as flores e enfeites a característica das cidades alemãs, mas não podemos usar essa justificativa com regra, pois, com o tempo, outras etnias se renderam a essa tradição e fazem com que cada jardim tenha um visual encantador, desde o corte diferenciado na grama, os enfeites espalhados entre as flores coloridas, as cercas cuidadosamente pintadas, são detalhes que mostram o orgulho que cada um tem do seu pedaço de terra.

Agudo está completando 54 anos, mas a idade não significa que o município parou no tempo. Ela pode e merece mais do que já apresenta. Agudo tem em seus empresários a confiança de investir no município, pois sabem dos potenciais do município e o que ele representa para o desenvolvimento da região. São essas pessoas e que tem um pensamento a frente do seu tempo, que com a sua visão de futuro, depositaram suas economias em Agudo e hoje são grandes empresários, merecendo os agradecimentos de todos por acreditarem e fazerem um município em constante desenvolvimento.

A completar 54 anos, a população de Agudo se prepara para virar mais uma página em sua história e é assim, com o pensamento sempre à frente, buscando inovar e escrever a cada dia novas páginas na sua história, que Agudo se destaca em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário